SAMU está bem perto de ser implantado em Pirassununga
segunda-feira, 7 de outubro de 2013O sonho da implantação em Pirassununga do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, o SAMU-192, está próximo de se tornar realidade.
Durante audiência pública que discutiu a saúde no município na última sexta-feira, 04, foram passadas diversas informações sobre o assunto pelo bombeiro Francisco Paulo de Sousa, que será um dos responsáveis pelo SAMU na cidade.
A adesão de Pirassununga no programa aconteceu no mês de setembro deste ano. Estamos incorporados à região de Araras, ao lado de Conchal, Leme e Santa Cruz da Conceição. De acordo com Sousa, todas as ligações dirigidas ao telefone 192 serão encaminhadas para uma central em Araras, onde será feito o atendimento.
“Um dos nossos principais desafios será o de associar a marca nacional do SAMU ao 192, porque hoje a população está acostumada com o 192 para pedir uma ambulância. A partir da implantação, a ligação vai cair na Central de Regulamentação Médica e um médico vai atender e avaliar se há necessidade de mandar ambulância”, disse.
Mais de 400 mil pessoas serão atendidas pelo SAMU da Regional de Araras. Em um primeiro momento, a base do SAMU-192 será onde está atualmente a Central de Ambulâncias de Pirassununga – CAP, na Rua Germano Dix. Mais tarde será deslocado para uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que será construída na Vila Pinheiro, nas proximidades do Anel Viário.
“As ambulâncias municipais terão um local ainda a ser definido. No próximo dia 10 temos uma reunião em Araras para saber como está sendo feita essa integração, a aquisição de uniformes, recursos humanos, treinamento de pessoal, recebimento de viaturas e habilitação do serviço. Após o concurso público já vamos elaborar a escala para mandar para o Ministério para que as viaturas possam chegar ao município”, explicou.
Todos os municípios da regional terão que montar uma base descentralizada, que é composta por unidades móveis, equipamentos, equipe capacitada e com padrão visual do Ministério da Saúde. “Pirassununga já passou o detalhamento técnico cuja aprovação foi feita pelo Ministério no dia 10 de setembro e isso já gerou liberação de incentivo para a Central de Regulação em Araras”.
O município terá que arcar com despesas dos médicos, enfermeiros, motoristas e outros profissionais. De acordo com Sousa, Pirassununga está adiantada no processo de implantação. “Na quinta-feira (26 de setembro) tivemos uma reunião para recursos humanos e nossa cidade está mais adiantada porque já lançou o concurso público. Temos esperança de que seja a primeira base, junto com Araras, a receber as viaturas até o final do ano”, comentou.
Tempo de atendimento
Pirassununga conquistou o direito de possuir um SAMU-192 devido ao tempo de resposta dos atendimentos. “A gente mandou o projeto para o Ministério da Saúde e achávamos que não iria passar porque estamos muito próximos a Leme e Araras. Mas o Ministério aprovou porque a unidade não pode ultrapassar 15 minutos para atender o cidadão. Uma ambulância de suporte avançado lá de Araras, para atender em Pirassununga, com certeza não chegaria nesse tempo”, afirmou.
No caso de internações, se não houver leitos vagos no município, o atendimento será feito em outra cidade. “A intenção é de um atendimento pré-hospitalar móvel. Na urgência, o serviço deve ser prestado independente da existência ou não de leitos vagos. Se eu não tenho leito vago na unidade da Santa Casa, entramos com o sistema conhecido como Vaga Zero. Se dentro da nossa regional tem vaga em Araras, o paciente vai para lá”, esclareceu.
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Agentes de trânsito fizeram treinamento nas ruas centrais de Pirassununga
- Evento apoiado pelo Sebrae estimula a produção apícola em Pirassununga
- Pirassununga: Guarda Municipal recebe quatro novas viaturas
- Doentes crônicos de Pirassununga estão convocados a tomar vacina contra a gripe
- Pirassununga: Adolescente que matou a avó por causa de videogame não tinha histórico de violência