Pirassununga: Aeroclube restaura avião Paulistinha de 50 anos de idade
terça-feira, 14 de agosto de 2012Um fato histórico marcou os últimos dias no Aeroclube Municipal de Pirassununga. Desde o final de julho e início de agosto um modelo Neiva Paulistinha P-56C, prefixo PP-HLX, conhecido como a aeronave mais popular do Brasil, foi restaurado e voltou às suas atividades normais de instrução e passeio.
O modelo estava parado há alguns anos no aeroclube local, mas graças a um esforço da atual administração várias reformas foram feitas na fuselagem e motor, deixando o monomotor em condições ideais de formar novos pilotos. A restauração da aeronave demorou cerca de 1 ano e sete meses.
De acordo com o presidente do Aeroclube de Pirassununga, o piloto Thiago Sabino, a importância do retorno da aeronave é muito grande. O Paulistinha foi o primeiro avião de treinamento no local e tem 50 anos de idade. Muitos pilotos locais passaram por ele durante sua formação.
“O Paulistinha, é esse avião que a gente tem há aproximadamente 50 anos. Ele chegou direto da fábrica, que é a Neiva, que produziu essa aeronave na cidade de Botucatu e desde que chegou ficou aqui no Aeroclube de Pirassununga. Durante esses 50 anos a instrução foi feita nas asas deste avião, asas estas que deram brevê de piloto para vários e comandantes e pilotos que seja por recreio ou profissão, começaram na mesma aeronave”, disse.
De acordo com Thiago, a aeronave ficou um certo tempo parada por não estar com as condições de manutenção em dia. “Este avião fico um tempo parado devido a necessidade de manutenção, entretanto ele voltou agora praticamente zerado, apesar de estar com 50 anos. A aeronave foi completamente refeita em Rio Claro, em uma oficina homologada pela ANAC. Por aproximadamente 1 ano e sete meses a aeronave ficou em condições de manutenção e agora ficou pronta com pelo menos mais 20 anos de vida útil e a intenção é de que ela continue formando pilotos. É uma aeronave para o resto da vida, respeitando os prazos de manutenção ela sempre vai formar pilotos com a mesma qualidade que o Aeroclube sempre formou”.
Estruturalmente, a principal medida tomada foi a reforma do motor do Paulistinha. “Nós refizemos o motor, que é diferente do motor de carro. No carro é por quilômetro rodado, na aeronave é por horas. Chegou um determinado tempo que nós precisamos refazer o motor, que hoje é zero. Também refizemos o corpo que é denominado célula. Foi feita a revisão, e com isso o avião voltou a se tornar zero”, disse o presidente do Aeroclube de Pirassununga.
Aeroclube de Pirassununga – 70 anos
O Aeroclube Municipal de Pirassununga completará 70 anos no próximo dia 22 de setembro. Algumas melhorias já foram feitas no local e o processo de reestruturação junto à Agência Nacional de Aviação Comercial – ANAC está quase finalizada, como afirma o presidente da entidade.
“Nós estamos basicamente correndo atrás da papelada que a ANAC nos pede. Paralelamente estamos colocando os aviões para voar para quando esses papéis ficarem prontos, permitindo a gente formar pilotos novamente, a gente já tinha os aviões prontos, instrutores e o trabalho que foi feito aqui durante 70 anos vai prosseguir”.
A população que quiser desfrutar de vôos panorâmicos também poderá se dirigir ao aeroclube para poder agendar o passeio. “Pretendemos continuar daqui um tempo formando pilotos, que é a função do aeroclube e também estar aberto à comunidade de Pirassununga ara que possam vir e conhecer a cidade do alto. Isso é acessível, é só chegar aqui, conversar com a gente que vai voar. É um preço acessível e é uma emoção diferente. Todos somos habilitados pela própria ANAC”.
Em relação á estrutura, o Aeroclube de Pirassununga também passou por vários reparos. A preocupação é manter o local sempre em bom estado de conservação.
“A gente tem que pensar no avião, mas não somente nele. Existem outros elementos como a infra-estrutura daqui. A gente mete a mão na massa, pintando os hangares e deixando o Aeroclube em um estado de dignidade que ele sempre teve. Mantendo aqui bem conservado para mostrar para as pessoas que não está abandonado, como nuca esteve. Deixamos sempre a grama cortada por nossa conta, os hangares pintados, tudo bem limpo para receber a população”, finalizou Thiago.
Fonte: Difusor Pirassununga
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Saúde inicia etapa da Campanha contra Hanseníase em Pirassununga
- Obras paralisadas em praça de Pirassununga causam transtornos
- Pirassununga goleia na estreia da Taça EPTV de Futsal
- Morrem duas vítimas de acidente em trevo de Pirassununga
- Em Pirassununga, Sinfônica da Academia da Força Aérea se apresenta neste sábado no Centro de Convenções