Polícia Militar flagra suposto desvio de merenda escolar em Pirassununga
quarta-feira, 17 de julho de 2013Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Militar de Pirassununga atendeu a uma denúncia anônima e conseguiu apreender uma grande quantidade de alimentos que seriam de propriedade da Merenda Municipal do Município. Foram duas denúncias atendidas, uma delas na Zona Rural, bairro Amorim e outra no Jardim Ferrarezzi.
A primeira denúncia foi apurada por volta das 11 horas com as motocicletas Rocam, com o cabo Fortes e soldado Vansan. Eles chegaram no estabelecimento rural onde reside um funcionário público municipal de 41 anos (e que trabalha na prefeitura há 19 anos). Na geladeira do local foram encontradas peças de carne bovina, frangos, filés de peixe, além de cenouras, açúcar e iogurte.
O suspeito era acusado de levar alimentação pública ao local com um veículo VW Kombi, da Prefeitura Municipal – o veículo não foi encontrado na chácara, mas ele estaria realizando esse serviço duas vezes por semana. O acusado foi levado para o 1º Distrito Policial onde foi qualificado e indiciado por peculato (delito contra administração pública, assim como apropriação indébita).
No momento em que o alimento era apreendido, outra denúncia chegava aos meios policiais dando conta de que a mesma prática estaria sendo feita em uma residência localizada no Jardim Ferrarezi. Policiais chegaram ao local, mas não encontraram ninguém. Em buscas, foram encontrados potes com leite em pó, farinha de trigo e pacotes com cenoura. Os produtos foram apreendidos.
A secretária municipal de Educação, Iara Bernadi compareceu ao 1º Distrito Policial de Pirassununga onde tomou conhecimento do fato. “Nós recebemos uma denúncia de que estava havendo um extravio na Merendas Escolar. Depois eu soube informalmente que estava havendo uma investigação policial. Eu me calei, porque se houver algo, será esclarecido. Se houvesse alguém extraviando seria pego. Pra mim, graças a Deus foi esclarecida essa situação”, disse.
Em relação ao que poderá ser feito com os suspeito, a secretária disse que ainda estudará a situação juntamente com a prefeita Cristina Batista. “É muito prematuro eu dizer o que vamos fazer. Eu vou ter que sentar com a prefeita, com a responsável da merenda e fazer uma reformulação, mas é cedo para eu me adiantar. Mas tem que haver um processo administrativo. Se realmente for provado que houve extravio terão que assumir. Apurada a culpabilidade serão exonerados”, afirmou a secretária Iara.
A diretora de Merenda Escolar, Paula Andrea Sacco Evangelista explicou como é feito o controle na Merenda Escolar. “Tudo o que chega vem com nota fiscal, a gente contabiliza no estoque e quinzenalmente a gente faz o abastecimento das unidades escolares com gêneros estocados. Esse procedimento sai de lá com uma requisição preenchida com o material que está sendo enviado, a escola recebe essa ficha, confere e assina. Semanalmente eu faço a entrega de carnes também, da mesma forma”, afirmou.
Ela confirmou que algumas marcas apreendidas são utilizadas na merenda e que vai apurar o que será feito com os supostos envolvidos. “Tem algumas marcas que a gente trabalha sim, outras não. Eu vou aguardar uma reunião com a prefeita e o que for designado vamos fazer”, finalizou.
Fonte: Rádio Difusora Pirassununga
Mais notícias sobre Pirassununga:
- Agentes de trânsito fizeram treinamento nas ruas centrais de Pirassununga
- Quadrilha é detida em flagrante vendendo drogas em Pirassunga
- Franquia voltada para o mercado de seguros chega a Pirassununga
- Polícia liberta vítima de sequestro e troca tiros com bandidos em Pirassununga
- Pirassununga soma dois dias em estado de atenção de umidade do ar